Como começar uma nova vida depois dos 40?

Descubra como iniciar uma nova vida depois dos 40 anos com dicas práticas e insights para transformar essa fase.
Vida depois dos 40 11

A palavra recomeço pode dar arrepios em muita gente

Vida depois dos 40 21

E quando você está com 40 anos ou mais isso carrega um certo peso porque significa que você já fez ou pelo menos começou boa parte das coisas que você acreditou que eram certas para sua vida ou que a nossa sociedade definiu como sendo o pacote ideal de felicidade.

  • Já teve filhos, adotou ou decidiu não tê-los.
  • Já entrou na igreja de branco ou só juntou os trapos.
  • Já separou, divorciou.
  • Já bebeu todas e beijou todos.
  • Já fez faculdade, MBA, doutorado.
  • Já aprendeu inglês ou nem começou.
  • Já viajou, conheceu outras culturas.
  • Começou um negócio próprio
  • Já fez milhões de cursos.
  • Já começou uma dieta nova.
  • Já emagreceu e engordou de novo.
  • Já passou por momentos de êxtase e excitação e já caiu em desânimo e falta de motivação.
  • Já fez carreira numa grande empresa.
  • Já brigou, caiu, levantou, se machucou, magoou, foi magoada.
  • Já comprou casa, carro, mobília bonita.
  • E tantas outras coisas que compõem o universo de uma mulher madura que já trilhou uma boa parte da jornada.

E a vida que é movimento vivo, sem scripts e nem roteiro derruba todas essas estruturas seguras para te colocar diante do fato de que ainda há muito para se viver.
Viver um novo romance, uma nova carreira, um novo estilo de vida, uma nova forma de se relacionar consigo mesma, uma nova cidade, um novo país, novos amigos, grupos, e tantas possibilidades que a princípio não parecem tão atrativas assim, porque você ainda está vivendo a fase de reconstrução dessa nova vida.

Vida depois dos 40 31


Você ainda não deixou de ser quem era mas também já não é mais a mesma!

Imagine o entardecer. Ainda não é noite, mas já está escurecendo, e ainda se pode ver os raios de sol colorindo lindamente o céu. Mas não é totalmente dia e nem noite. É um momento de transição.
E assim acontece conosco quando estamos atravessando essas fases em nossas vidas, ainda temos muito do nosso passado, mas já não somos os mesmos. Algo já se rompeu dentro de nós. Olhamos em volta e tudo parece estranho, desencaixado. Surgem perguntas do tipo “o que é que estou fazendo aqui mesmo?”. A sensação é a de que você pulou de pára quedas onde você está e não tem a menor ideia de onde esteja.
Essas sensações surgem porque você já atravessou o limiar que te separava do que você era, para o que você está se tornando. E tudo fica com um sabor amargo mesmo de estranheza, dúvidas, desconfortos, medos.
Nestes momentos é natural que nossa mente queira buscar por segurança e sistematicamente te boicota, fazendo você querer voltar ao passado, fazer você acreditar que o que você tinha antes era melhor, que você era mais feliz. E quanto mais apegados ficamos ao nosso passado, mais difícil se torna esta fase de transição.

Vida depois dos 40 41


A necessidade de segurança de nossa mente é uma ilusão que criamos para nos defender da dor da incerteza e da perda. Porque se observarmos tudo que há na natureza constataremos que nada é permanente, que tudo muda.
Desde a forma de vida atômica até os planetas tudo passa pelo processo contínuo de transformação, e somente nós seres humanos é que ficamos paralisados diante do novo.
Por isso se fizermos um exercício breve de reflexão veremos que a mudança é a verdadeira constante e a única certeza que temos na vida. Então pra que resistir se é isso que irá acontecer quer queira quer não?

Passo 1 – Aceite a mudança

Vida depois dos 40 51

Portanto o primeiro passo para recomeçarmos a vida depois dos 40 com a classe de quem já surfou muitas ondas, é aceitar a mudança. Sim, parece simples, mas muita gente demora nesta fase do jogo porque simplesmente não aceita que terá que deixar para trás tudo aquilo que levou anos para construir e que não funciona mais.
Mas a boa notícia é que você não é mais uma menininha de 20 anos insegura, você é uma mulher experiente e tem maturidade para dar os próximos passos de maneira mais assertiva. E vamos combinar que hoje você está muito melhor do que quando tinha 20 anos de idade né?!
Eu digo isso por experiência própria. Me sinto muito melhor com meu corpo, sou muito mais segura quanto ao que quero e o que não quero. E não tenho o menor problema em dizer não e desagradar, o que importa pra mim hoje é o meu bem estar e a minha felicidade.

Passo 2 – Desapegue-se

Vida depois dos 40 11

Com a aceitação o segundo passo vem com naturalidade, o desapego. E aqui vale tudo, desde pessoas que faziam parte da sua vida e que agora seguiram seu caminho.
Abençoe essas pessoas, elas fazem parte do que foi necessário naquele momento para a construção do seu caráter, da sua consciência. Deixe elas irem. E seja grata por elas.
Desapegue de antigas rotinas, conceitos, mobílias, roupas velhas, sapatos usados, e repense sobre o que passa a fazer sentido para você a partir de agora. Algumas pessoas se tornam vegetarianas, mudam de estilo, adotam causas humanitárias, passam a meditar, cultivar a espiritualidade com mais fé, ter mais tolerância, paciência, conversar com pessoas mais velhas, gostar de bichos e crianças, praticar esportes, curtir a natureza, falar menos ou falar mais. Isso não soa como começar a de fato desfrutar da vida?
E é maravilhoso vermos que podemos sempre nos reinventar e experienciar a vida com mais abertura, leveza e prazer com coisas simples.
Desapegue da necessidade de provar para o mundo que você é inteligente, moderno, bonito, irresistível. Ou vá para o mundo mostrar tudo isso se é o que te traz felicidade! Realizar as necessidades do ego faz parte do caminho para o desapego.
Muitas pessoas precisam conquistar dinheiro, fama e reconhecimento na sociedade para se sentirem plenos. Vá em frente! Não há nada de errado com isso. Errado é você não admitir pra você que precisa sim, ser visto como bonito, rico e bem sucedido. Dê atenção para o teu ego, ele merece!

Passo 3 – Tenha coragem para recomeçar uma nova vida

Vida depois dos 40 61

E para que tudo isso seja colocado em prática é necessário mais um passo, a coragem!
A coragem é um dos sentimentos mais nobres que o ser humano possui, porque ele vem do coração. A própria origem da palavra quer dizer agir com o coração. E para agirmos com o coração devemos estar alinhados a nossa essência. E isso quer dizer ao que é fundamental, ao cerne do que somos.
Parece complexo? Para muitas pessoas sim, porque nem todos praticamos o autoconhecimento, e aqui surge outro elemento importante para que tenhamos coragem.
Você precisa se conhecer para se conectar a sua essência e assim ter coragem para expressar no mundo aquilo que só você veio expressar.
Quando você tem consciência de quem é, o que te move, e de tudo aquilo que você não negocia com ninguém para ter aprovação no mundo, a ação acontece! A roda da vida gira, e nada nem ninguém te segura.
Esteja aberto e consciente de que a vida é um processo vivo e que para realizar toda e qualquer mudança devemos dar o primeiro passo e acreditar. Uma longa jornada começa com um pequeno passo. Comece hoje mesmo!

Quer dar o primeiro passo?
Me conte como está sendo pra você atravessar esta linda idade onde podemos tudo, e se quiser tornar este período mais rico e com acompanhamento especializado, faça um processo de Coaching de Reconstrução de Vida.

Clique AQUI e agende uma conversa comigo!

Para saber mais como eu posso lhe ajudar nesse processo de reconstrução da sua vida, me escreva contato@lidianemigliorini.com ou me mande uma mensagem pelo whatsApp
41 999 993 005!

More Posts